Publicidade

quinta-feira, 25 de novembro de 2010 Governo | 06:03

Censo anotou informação errada sobre endereço de Dilma Rousseff

Compartilhe: Twitter

A presidente eleita, Dilma Rousseff (Foto: AE)

Entrevistada tardiamente por um recenseador do IBGE, nesta terça-feira, 23, a presidenta eleita Dilma Rousseff informou morar na Granja do Torto, que é uma das residências oficiais da Presidência da República.

Acabou, assim, cometendo um erro. É que o Censo é uma pesquisa domiciliar e, ao fazer uma espécie de retrato do País, tem que considerar uma data base.

No caso do Censo 2010, as informações coletadas têm como data base o dia 31 de julho, véspera do início da coleta de dados. Todas a informações devem ser relativas a essa data.

Para o Censo, se uma pessoa tiver casado, saído da casa dos país, mudado de Brasília para o Rio, tido um filho e deixado o emprego depois de 31 de julho, nada disso pode ser considerado. O recenseador deve registrar, nesse caso hipotético, que a pessoa é solteira, mora em Brasília com os pais, e está empregada. E o filho também não pode ser incluído na contagem de população do IBGE.

Pois é. No dia 31 de julho, antes de a campanha eleitoral começar, Dilma Rousseff não morava no Torto. Morava numa casa no Lago Sul de Brasília.

*Colaborou Luiz Antônio Ryff

Autor: Tags: , , ,