Publicidade

quarta-feira, 20 de abril de 2011 Partidos | 14:03

A origem pessedista de Marco Maciel

Compartilhe: Twitter

José do Rego Maciel, ex-prefeito do Recife

Você conhece José do Rego Maciel?

Segundo a “Enciclopédia Nordeste“, ele nasceu em Pesqueira, Agreste pernambucano, em 23 de janeiro de 1908. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Direito do Recife. Foi secretário da Justiça e da Fazenda, no governo Agamenon Magalhães, durante o Estado Novo.

Começou sua vida partidária quando se candidatou a deputado estadual pelo PSD e ficou na suplência. Seis anos mais tarde, concorreu a deputado federal pela mesma legenda. Também ficou na suplência. Mas acabou nomeado prefeito do Recife por Etelvino Lins (1952-1955) e, depois, enfim, eleito deputado federal em 1955.

E passou a presidir o Diretório Regional do PSD de Pernambuco. Com a extinção dos partidos políticos pelo do Ato Institutcional nº 2, José do Rego Maciel elegeu-se suplente de senador de João Cleofas (1967-1975). Afastou-se da política nessa época, quando um dos seus filhos, Marco Antonio Maciel, ingressou na atividade.

Pois é. o ex-senador Marco Maciel pode não ir para o atual PSD, de Gilberto Kassab, embora alguns de seus principais aliados no DEM já tenham dado adeus ao partido.

Mas que Marco Maciel tem, isso tem, fortes raízes pessedistas.

Autor: Tags: , , , ,

Nenhum comentário, seja o primeiro.

Os comentários do texto estão encerrados.