Publicidade

quinta-feira, 28 de abril de 2011 Governo | 10:31

Portinari contra a miséria

Compartilhe: Twitter

Quadro da série "Retirantes" de Cândido Portinari

O programa de erradicação da miséria, principal bandeira de campanha da presidenta Dilma Rousseff, vai ganhar imagens fortes.

A presidenta Dilma Rousseff marcou para amanhã, no Rio, a solinidade em que a família de Cândido Portinari concederá ao governo o direito a usar a obra do artista para divulgação do programa.

O próprio filho do pintor  e possuidor dos direitos do pai, João Cândido Portinari, será o curador das obras que vão fazer parte do lançamento da campanha, ainda sem data definida.

A série Retirantes, que retrata nordestinos fugindo da pobreza extrema do semiárido é forte candidata para figurar entre as principais imagens do programa.

Portinari é um dos pintores mais cortejados pelo governo nacional. Duas de suas telas figuram em lugar de destaque no Palácio do Itamaraty, outra está na sala de decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, entre muitas outras. No início do mês, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, visitou a oficina de restauração dos painéis Guerra e Paz, que estão instalados no Palácio Gustavo de Capanema, representação do ministério no Rio.

Autor: Tags: , ,

Nenhum comentário, seja o primeiro.

Os comentários do texto estão encerrados.