Publicidade

terça-feira, 5 de junho de 2012 Eleições | 10:06

Cacique do DEM sugere que pesquisas em SP ainda estão distorcidas em favor de Serra

Compartilhe: Twitter

Do ex-prefeito do Rio Cesar Maia, um estudioso de pesquisas eleitorais, em sua news letter eletrônica “O Ex-Blog”:

LULA COM HADDAD NA TV!

1. O PSDB vai acionar o TRE-SP pela presença de Lula com Haddad, seu candidato a prefeito de SP a tiracolo, no programa do Ratinho. Deveria deixar isso para lá. Afinal, quanto mais cedo o PSDB souber do potencial de crescimento de Haddad, melhor.

2. As pesquisas que comparam candidatos com visibilidade e conhecimento muito diferentes, como o caso de Serra x Haddad e Chalita, distorcem a projeção de competitividade eleitoral. Aparecer na TV? Melhor assim, ampliando o conhecimento do eleitor de quem é quem, de forma a se ter um quadro eleitoral realista e ninguém ser surpreendido em agosto.

3. E o que dizer dos prefeitos atuais candidatos à reeleição que aparecem todos os dias na imprensa e ainda tem direito a fazer publicidade? Nesses casos a distorção “visibilidade e conhecimento” é muito maior e a surpresa em agosto pode deprimir a campanha do “favorito por exposição”.

4. Melhor que o jogo comece logo e que a interpretação dos TREs e TSE seja mais flexível em relação a uma lei que só ajuda quem está no poder ou quem é mais conhecido, distorcendo a pré-campanha.

5. As eleições primárias nos EUA são exemplo de máxima visibilidade pré-eleitoral, permitindo uma adequada avaliação dos potenciais de voto.

Autor: Tags: , , , ,