Publicidade

quarta-feira, 17 de abril de 2013 Eleições | 08:40

PT fará pesquisa para definir ‘perfil ideal’ do candidato em SP

Compartilhe: Twitter

O PT vai encomendar uma pesquisa para identificar qual é o “perfil ideal” para um candidato ao governo de São Paulo. A ideia é mapear características que o eleitor deseja num postulante ao Palácio dos Bandeirantes, num esforço para montar uma candidatura capaz de rivalizar com o atual governador, Geraldo Alckmin.

Os resultados do levantamento serão usados principalmente na montagem da estratégia de marketing que vai guiar a campanha no maior colégio eleitoral do País. A expectativa é de que a pesquisa seja realizada até o fim do primeiro semestre deste ano, permitindo assim que o partido dê a largada na campanha já em agosto.

O primeiro fruto concreto dessa estratégia será a gravação do programa partidário na TV para o segundo semestre. Já está acertado que o candidato, seja ele quem for, será a estrela do filme.

A pesquisa, entretanto, não deve ter muito peso no processo de escolha do candidato. Até porque é consenso no comando petista que a decisão sobre o nome que encabeçará a chapa petista em São Paulo caberá ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por enquanto, a sigla trabalha com duas principais alternativas. A primeira é lançar o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que já carrega a experiência de duas eleições para o governo paulista e garantiria um bom palanque para a presidente Dilma Rousseff em São Paulo. A outra é apostar num nome novo, para repetir a empreitada de Fernando Haddad na capital paulista. Nesse caso, o favorito é o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


Autor: Tags: , , , , ,