Publicidade

quarta-feira, 15 de maio de 2013 Social | 08:00

Comissão da Verdade de SP publica livro sobre sentença no caso Araguaia

Compartilhe: Twitter

A Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa de São Paulo vai lançar em junho a publicação da sentença que condenou o Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Araguaia.

Publicação da Comissão da Verdade da sentença da Corte

Três mil exemplares das 126 páginas da sentença -que foi divulgada pela Corte no dia 14 de novembro de 2010- serão distribuídos para instituições ligadas à causa, escolas e demais interessados.

Em 2009, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos processou o Brasil perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos alegando que o país violou a Convenção Americana de Direitos Humanos e devendo responder pela detenção arbitrária, tortura e desaparecimento de 70 pessoas entre 1972 e 1975. Os crimes tinham o objetivo de erradicar a Guerrilha do Araguaia, durante a ditadura militar (1964-1985).

O Brasil foi condenado por unanimidade e a Corte determinou uma série de obrigações que, segundo a Comissão da Verdade, não foram cumpridas integralmente até o momento.

“A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo ‘Rubens Paiva’ considera que essa decisão merece ser lida, divulgada e discutida entre todos os setores da sociedade, para que se conheça essa história de luta pela verdade e justiça. Apenas assim será possível garantir uma adequada reparação às vítimas dessas violações de direitos humanos e, sobretudo, garantir que esses fatos nunca mais se repitam”, diz o prefácio do livro.

Autor: Tags:

Nenhum comentário, seja o primeiro.

Os comentários do texto estão encerrados.