Publicidade

terça-feira, 11 de junho de 2013 Brasil | 13:00

Índios que invadiram a Funai foram levados a Brasília pelo próprio governo

Compartilhe: Twitter

Os cerca de 150 índios, a maior parte da etnia mundurucu, que ocuparam a sede da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) na segunda-feira, chegaram a Brasília na semana passada em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). O governo decidiu trazê-los para Brasília para evitar que invadissem o canteiro de obras da Usina de Belo Monte, no Pará, como estavam planejando.

Nas negociações, os índios não aceitaram que uma comissão de 10 representantes fosse recebida no Planalto, e por isso, o governo decidiu trazer todos os manifestantes para Brasília. O combinado era que os índios retornassem de avião para o Pará na quarta-feira. No entanto, se recusaram a voltar mesmo com o Planalto deixando dois aviões a disposição por 24 horas.

Na semana passada, os Índios  preferiram ficar na Fazenda do Conselho Missionário Indigenista (CImi), na periferia de Brasília, e aproveitaram o dia para se concentrarem em frente ao Palácio do Planalto em protesto contra  o tratamento dispensado pelo governo Dilma Rousseff.

Autor: Tags: , , ,

Nenhum comentário, seja o primeiro.

Os comentários do texto estão encerrados.