Publicidade

quinta-feira, 18 de julho de 2013 Partidos, Política | 17:37

Após caso Siemens, PT retoma campanha por CPI dos transportes

Compartilhe: Twitter

A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo aproveitou a denúncia que a multinacional Siemens fez ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a existência de cartel nas licitações do metrô paulista para retomar o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o transporte público.

O líder da bancada, Luiz Claudio Marcolino, vai requerer aos órgãos federais informações sobre as investigações do caso. De acordo com ele, o PT tenta denunciar o caso desde 2008, quando uma investigação do Ministério Público apontou que a filial suíça da multinacional Alstom -também presente no esquema denunciado pela Siemens- usou empresas sediadas em paraísos fiscais e conta de doleiros brasileiros.

Na época, a bancada do PT levantou junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) que a Alstom teria firmado 139 contratos com governos do PSDB, totalizando uma quantia de R$ 7,5 bilhões, sendo que desse total cerca de R$ 1 bilhão havia sido julgado irregular pelo TCE.

Só sobre esse caso, o partido já tentou por cinco vezes instalar uma investigação na Casa.

“O governador Alckmin deveria orientar os deputados que compõem a sua base a assinar o pedido de CPI há tempos proposto pelo PT, já que ele disse que quer uma investigação rígida do caso”, afirmou o líder petista.

Autor: Tags: , , ,

Nenhum comentário, seja o primeiro.

Os comentários do texto estão encerrados.