Publicidade

quinta-feira, 17 de outubro de 2013 Congresso | 12:57

Tucano flexibilizou proposta de reforma para viabilizar aprovação no plenário

Compartilhe: Twitter

O tucano Marcus Pestana (MG) teve sua proposta de criação de distritos dentro dos estados para regionalizar a escolha de deputados federais aprovada na reunião desta quinta-feira do grupo de trabalho da reforma política.

O grupo está juntando propostas consensuais sobre cada tema para formular uma PEC que será apresentada para votação no Congresso Nacional.

A ideia de Pestana, entretanto, não é consensual dentro do PSDB, já que alguns tucanos defendem o voto distrital misto, quando o eleitor vota duas vezes dentro de cada distrito, ocorrendo voto proporcional e majoritário. O projeto de Pestana é apenas no sentido de criar distritos menores nos estados, mas manter o formato atual de votação.

Pestana citou até o senador Aloysio Nunes como defensor de outra proposta, a do voto distrital puro, que acaba completamente com a votação proporcional.

“A direção nacional decidiu pelo distrital misto. Só que o distrital misto não é viável”, disse Pestana. “Eu fiz uma aproximação. É um passo adiante na direção do que o PSDB quer”, afirmou o parlamentar.

Assista:

Autor: Tags: , , ,

Nenhum comentário, seja o primeiro.

Os comentários do texto estão encerrados.