Publicidade

terça-feira, 25 de março de 2014 Congresso | 11:30

Deputado apresentará voto em separadado contra cotas no serviço público

Compartilhe: Twitter
Deputado Marcos Rogério (PDT-RO) é contra o PL de cotas no serviço público

Deputado Marcos Rogério (PDT-RO) é contra o PL de cotas no serviço público

O deputado Marcos Rogério (PDT-RO) já afirmou que apresentará voto em separado contra o PL 6738/2013, que reserva 20% das vagas para negros nos concursos federais, na CCJ. “Vou argumentar no sentido de que essas cotas são inconstitucionais, como já venho fazendo há muito tempo.”

Diante disso, o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo, Giovanni Harvey, criticou a decisão do parlamentar e disse que ela não correspondia à trajetória do PDT na temática racial.

“Se o deputado não se sente seguro e quer um voto em separado, tem todo o poder para isso. Nós do Executivo nunca poderíamos interferir, mas, com todo o respeito ao deputado, fazemos um apelo para que ele reflita mais sobre esse ponto de vista, levando em consideração inclusive a história do PDT, um dos primeiros partidos a ter a questão racial pautada”, disse.

O governo defende que o projeto seja aprovado integralmente, sem as emendas que incluem cotas para indígenas e escolas públicas, ou que ampliam a reserva para cargos comissionados. “São contextos diferentes. Políticas afirmativas não têm necessariamente que enfrentar a pobreza, isso é uma consequência. Elas têm o objetivo de ampliar a diversidade, elevando a capacidade de interpretar realidade e de criar políticas públicas que possam melhorar a performance da máquina pública”, afirmou Harvey.

Autor: Tags: , , , , , ,