Publicidade

segunda-feira, 7 de abril de 2014 Partidos | 10:00

Campanha com Lula por voto de legenda provoca reação de deputados do PT

Compartilhe: Twitter

A ideia de transformar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em protagonista de uma campanha pelo voto de legenda no PT para as eleições legislativas provocou gritaria no partido. Nos estados, candidatos a deputado se queixaram da proposta e alegaram que, com Lula na TV pedindo voto no 13, pouco adiantaria os postulantes a vagas no Legislativo se dedicarem a amassar barro na campanha.

Leia também: Desfalcado em puxadores, PT estuda recrutar Lula para pedir voto de legenda

A ordem no comando nacional do PT e contornar as resistências nos estados e convencer os diretórios regionais de que uma estratégia nesse sentido é necessária para fortalecer o partido como um todo.

Embora planeje aumentar significativamente a bancada de deputados, o PT perdeu puxadores de voto importantes em alguns estados como São Paulo. Com o julgamento do mensalão, ficaram de fora da eleição nomes como João Paulo Cunha (PT-SP). Já a reforma ministerial e a montagem do governo Dilma tiraram de cena parlamentares como Ricardo Berzoini (PT-SP).

O PT avalia que o impacto desses desfalques está muito longe de ser trágico, mas vê na situação a oportunidade de justificar uma campanha pelo voto de legenda aos candidatos a deputado.

Ainda assim, o martelo até agora não foi batido. Segundo dirigentes, a ideia de colocar Lula na TV com essa premissa ainda será alvo de discussões internas do partido.

 

Autor: Tags: ,