Publicidade

terça-feira, 27 de maio de 2014 Eleições | 06:00

Desgaste de Haddad antecipa disputa pela prefeitura em 2016

Compartilhe: Twitter

Embora ainda esteja mais concentrado na corrida eleitoral deste ano, o PT de São Paulo já começa, discretamente, a discutir o cenário para a prefeitura em 2016. O motivo da antecipação do calendário é um só: a popularidade baixa do prefeito Fernando Haddad.

Leia também: Lula manda Fernando Haddad sair do gabinete e ir para a rua

Haddad: desgaste antecipa disputa pela vaga (foto: Paduardo/Futura Press)

Haddad: desgaste antecipa disputa pela vaga (foto: Paduardo/Futura Press)

O desgaste da administração municipal já alimenta nos bastidores a tese de que, se não houver uma recuperação da imagem do ex-ministro da Educação, o PT pode optar por não lançá-lo à reeleição. Automaticamente, nomes começaram a circular internamente como opções para a vaga.

O primeiro deles é o da ex-prefeita Marta Suplicy. Enquadrada pelo ex-presidente Lula, ela se retirou do páreo para a corrida municipal em 2012 e acabou sendo alocada no Ministério da Cultura. Mas o mandato de Marta no Senado termina no mesmo ano e a expectativa da direção petista é de que ela não deve demorar para se movimentar mais abertamente nesse sentido.

O segundo nome citado é o do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Mesmo tendo se firmado como um dos homens mais poderosos do governo Dilma, há no partido quem acredite que ele estaria disposto a abrir mão do espaço na administração federal para concorrer em São Paulo. Dizem que o ministro “sonha” com um cargo importante no Executivo e não se negaria a concorrer, se recrutado pelo partido para a disputa.

Embora com menos força, um terceiro nome aparece entre os cotados – o do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Com pouco respaldo interno no PT, ele sempre teve dificuldade de viabilizar uma candidatura a um cargo no Executivo, apesar de ter se colocado diversas vezes à disposição do partido. Mas parte do comando petista acredita que, por ter comandado o ministério por vários anos, ele agora viria com uma marca importante na área de segurança pública, o que jogaria a seu favor na disputa interna.

 

 

 

Autor: Tags: , , , ,