Publicidade

sábado, 4 de outubro de 2014 Justiça | 08:00

Delegados e agentes da PF disputam controle do órgão para 2015

Compartilhe: Twitter

Diante de rumores que o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, deve deixar o cargo no final do ano, agentes de um lado, e delegados de outro, iniciaram um processo informal de eleição para a escolha do novo comandante no órgão.

O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra. (Foto: Agência Brasil)

O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra. (Foto: Agência Brasil)

A escolha do diretor-geral da PF é uma competência do Ministério da Justiça. Mas a intenção de representantes de delegados e agentes é que, na próxima gestão, o ministro escolha o novo diretor-geral do órgão. Internamente, fala-se que Leandro Coimbra deixará o cargo no final do ano e que pretende se estabelecer como adido policial na Itália. O adido tem função assessorar chefes de missões diplomáticas em assuntos de natureza policial.

A Federação Nacional dos Policiais Federais fez uma consulta com seus membros e desta consulta selecionou seis nomes para serem indicados ao cargo máximo na PF: os agentes Luís Antônio Boudens, Flávio Werneck e Jones Leal, integrantes da Fenapef; além do juiz Odilon de Oliveira (de Mato Grosso, magistrado conhecido por atuar no combate ao crime organizado na fronteira com o Paraguai) e dos ex-secretários de Segurança Pública, Luís Eduardo Soares e Ricardo Balestre.

Já os delegados, por meio da Associação dos Delegados da Polícia Federal irão iniciar seu processo de escolha interna neste mês de outubro. A ideia é fazer uma eleição em dois turnos: primeiro escolher uma lista sêxtupla para depois, em eleição interna, se criar uma lista tríplice. E esta lista tríplice de delegados seria encaminhada ao futuro ministro da Justiça.

Internamente, fala-se que a disputa pelo controle da PF pode, mais uma vez, acirrar os ânimos entre agentes e delegados. Isso porque, cada entidade representativa tem tomado uma atitude isolada, sem diálogos com as demais.

Autor: Tags: ,