Publicidade

segunda-feira, 10 de novembro de 2014 Política | 06:00

PT vai cobrar de Dilma influência maior nas políticas do governo

Compartilhe: Twitter

O PT já diz abertamente que espera um diálogo mais estreito com a presidente Dilma Rousseff, mas planeja ir além disso nas negociações para a montagem do novo governo. Líderes partidários discutem internamente a necessidade de assegurar não só a interlocução com o Planalto, mas também a influência nas políticas do governo.

Presidente Dilma Rousseff. (Foto: Agência Brasil)

Presidente Dilma Rousseff. (Foto: Agência Brasil)

Os petistas entendem que Dilma tentará vender o segundo mandato como uma gestão “mais sua”  – agora reeleita, ela teria mais legitimidade e autonomia para tomar decisões. Só que o partido vai continuar pressionando no sentido contrário, com base no argumento de que Dilma precisou do PT para se reeleger. E por muito pouco não perdeu a cadeira para o PSDB, por isso mesmo precisa mudar daqui para frente.

De acordo com um dirigente, o PT espera ser mais ouvido na tomada de decisões inclusive na área econômica. Senão, pode trazer de volta os tempos em que o partido fazia barulho em suas reuniões de direção, com a divulgação de resoluções críticas às medidas tomadas pelo governo.

Embora a ordem seja colocar panos quentes, teve gente no partido que entendeu as últimas declarações de Dilma sobre sua relação com a legenda como um recado de que a presidente não vai ceder à pressão. Na semana passada, Dilma disse que “não representa o PT”.

 

Autor: Tags: ,