Publicidade

terça-feira, 17 de março de 2015 Partidos | 07:00

Denúncia reforça pedidos por afastamento de Vaccari da tesoureira do PT

Compartilhe: Twitter

A notícia de que João Vaccari Neto teve seu nome incluído entre os primeiros denunciados da Operação Lava Jato elevou ainda mais as pressões para que ele se afaste da Secretaria de Finanças do PT. Ontem, vários dirigentes defendiam nos bastidores que o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, se sentasse com o tesoureiro para negociar sua saída da direção partidária.

João Vaccari (Foto: Agência Brasil)

João Vaccari (Foto: Agência Brasil)

O argumento apresentado por esses petistas é que o partido e o governo precisam parar de “sangrar”e que Vaccari deveria, portanto, se afastar espontaneamente do cargo, para se defender das acusações de envolvimento no esquema desmantelado pela Operação Lava Jato. Ontem, petistas que há pouco tempo defendiam que o partido apoiasse Vaccari descreviam a situação do tesoureiro como “insustentável”.

A expectativa, diz um dirigente, é que Falcão se pronuncie sobre o assunto ainda neste início de semana. O tema também pode aparecer na próxima reunião da executiva petista. O encontro estava marcado originalmente para o fim do mês, mas dirigentes já esperam desde a semana passada que ele seja antecipado. A ideia era que a reunião ocorresse ainda nesta semana, mas até agora o partido não marcou uma data.

Se Vaccari se afastar, o desafio do PT será encontrar um substituto. Em tese, o nome teria que sair da lista de 84 integrantes do diretório nacional petista. Pela lógica interna do partido, também deverá sair da Corrente Construindo um Novo Brasil, ala majoritária da legenda, à qual pertence Vaccari.

Nos corredores, pelo menos dois nomes são citados com frequência como alternativas: o ex-deputado Paulo Ferreira e o deputado estadual paulista Edinho Silva. O primeiro é membro do diretório e já conhece bem a cadeira de Vaccari, cargo que ocupou no auge do escândalo do mensalão. O segundo não é membro do diretório, mas comandou as finanças de Dilma na eleição e possui boa relação com empresários. Nos bastidores, entretanto, os dois sinalizam que não teriam interesse na vaga.

Autor: Tags: , ,