“Conversamos sobre o Brasil e a Democracia”, diz Ciro Gomes, sobre jantar com Dilma
O ex-ministro Ciro, que ingressou recentemente no PDT e deve ser o candidato da legenda à Presidência da República, disse que a conversa com a presidente Dilma Rousseff durante o jantar de quinta-feira (10) a noite no Alvorada girou em torno do “Brasil e da Democracia”. “Conversamos sobre o Brasil, a conjuntura política, a defesa da Democracia e a Transnordestina”, disse Ciro.
O encontro entre os dois foi incentivado pelo governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que tem sido um dos maiores aliados de Dilma dentro do PMDB e, apesar os ataques frontais feitos pelo ex-ministro ao vice-presidente Michel Temer, identificou nas falas de Ciro um potencial grande de ajuda à presidente. Pezão também participou do jantar.
Ciro, recentemente, disse que não há hipótese de participar de um governo do qual Temer faça parte. Ele taxou o vice de “capitão do golpe” contra a presidente.
Já em relação ao ex-ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) Eliseu Padilha, aliado de Temer, que deixou o governo na semana passada também se dizendo desprestigiado pela presidente, Ciro lembrou, em entrevista à Rádio Gaúcha, o apelido que ele tinha durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. “Ele era chamando de Eliseu Quadrilha”, provocou.
CIRO GOMES:
1 – INICIOU COMO CANDIDATO A CARGO DE VICE-PRESIDENTE DA UNE (UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES) NUMA CHAPA VISTA COMO DE DIREITA.
2 – COMO POLÍTICO PROPRIAMENTE INICIOU SUA CARREIRA NO PDS, PARTIDO SUCESSOR DA “ARENA” QUE ERA O PARTIDO DE SUSTENTAÇÃO DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA – DO PAULO MALUF, DELFIM NETO, JOSÉ SARNEI, E OUTRAS COISAS.
3 – PELO PDS (ANTIGA ARENA, PARTIDO DA DITADURA MILITAR) FOI ELEITO DEPUTADO ESTADUAL EM 1982.
4 – EM 1983 TROCOU DE PARTIDO, PASSANDO PARA O PMDB (PARTIDO SUCESSOR DO MDB QUE FAZIA OPOSIÇÃO AO REGIME MILITAR), REELEGENDO-SE COMO DEPUTADO ESTADUAL EM 1986.
5 – EM 1986 SAIU DO PMDB E ENTROU NO PSDB, QUANDO ELEGEU-SE PREFEITO DE FORTALEZA/CE.
6 – EM 1989 APOIOU MÁRIO COVAS PARA PRESIDENTE, NO 1º TURNO E LULA NO 2º TURNO.
7 – EM 1990 FOI GOVERNADOR DO CEARÁ PELO PSDB MAS DEIXOU O CARGO PORQUE SAIU PARA SER MINISTRO DA FAZENDA DO ENTÃO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO.
8 – EM 1996 SAIU DO PSDB E FOI PARA O PPS (ANTIGO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO) PARA SER CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, FICANDO ATRÁS DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, ELEITO, E LULA, EM SEGUNDO.
9 – EM 2002 FOI CANDIDATO NOVAMENTE À PRESIDÊNCIA, FICANDO EM 4º LUGAR, ATRÁS DE LULA, SERRA, GAROTINHO. NO SEGUNDO TURNO APOIOU LULA E NA CAMPANHA AFIRMOU QUE HAVIA “COMBATIDO A DITADURA MILITAR”.
10 – EM 2006 DEIXOU O CARGO DE MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL PARA CANDIDATAR-SE A DEPUTADO FEDERAL, AFIM DE SALVAR DA DEGOLA O “PSB” DA DEGOLA PELA CHAMDA “CLÁUSULA DE BARREIRA” (EXTINGUIA OS PARTIDOS POLÍTICOS QUE NÃO TIVESSEM PELO MENOS 5% DE VOTOS EM ÂMBITO NACIONAL. SALVOU O PSB E SEU IRMÃO CID GOMES, O QUAL FOI ELEITO GOVERNADOR DO CEARÁ NO MESMO ANO.
11- CERTA FEITA AFIRMOU QUE PODERIA SE CANDIDATAR À PRESIDÊNCIA EM 2010; POSTERIORMENTE VENTILOU-SE SUA CANDIDATURA AO GOVERNO DE SÃO PAULO, MAS NÃO O FEZ NOS DOIS CASOS.
EM 2010 NÃO APOIOU DILMA NO 1º TURNO, MAS A APOIOU NO 2º TURNO.
12 – FOI DURANTE POUCO TEMPO DO PARTDIO PROS E DEPOIS INGRESSOU NO PDT.
14 – EM 2005 DEFENDEU LULA NO ESCÂNDALO DO MENSALÃO.
15 – EM 2010 VIU-SE ENVOLVIDO EM DENÚNCIAS DA REVISTA VEJA DE QUE ERA INVESTIGADO PELA SOBRE SUPOSTO DESVIO DE 300 MILHÕES DE REAIS E VERBAS DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, DESVIO ESSE QUE TERIA OCORRIDO ENTRE 2003 E 2009, QUANDO CIRO ERA O MINISTRO DA PASTA. TAL DENÚNCIA ENVOLVIA CIRO GOMES, SEU IRMÃO CID GOMES, O POLÍTICO CEARENSE ZEZINHO ALBUQUERQUE E O EMPRESÁRIO RAIMUNDO MORAIS FILHO.
LOGO APÓS A DENÚNCIA A POLÍCIA FEDERAL EMITIU UMA NOTA OFICIALNEGANDO QUALQUER ENVOLVIMENTO DE CIRO GOMES E SEU IRMÃO CID GOMES EM ESQUEMA DE CORRUPÇÃO, CONFORME PUBLICARA A REVISTA VEJA. REVELOU PORÉM QUE TAL INVESTIGAÇÃO EXISTIA E QUE CORRIA “SOB SEGREDO DE JUSTIÇA”, DIZENDO QUE QUALQUER ACUSAÇÃO FEITA PELA REVISTA ERA INFUNDADA.
vc que não tem nome, me responde se for possível : O ciro vc critica por ter sido do PDS (continuidade da ARENA) e o FHC ? que se aliou com PFL quando presidente e o PSDB como um todo que onde governo está unha e carne com DEM, nem é preciso falar que o PFL e o DEM são a continuidade da ARENA e do PDS ? se for possível responda ?
Aliança partidária para composição na Câmara e Senado tem que existir, desde que predomine a plataforma do partido que venceu a eleição: sem tais alianças é impossível governar, meu caro. É bem diferente do político “camaleão”, que muda de partido como se muda de camisa… sempre visando seus interesses pessoais.
Não dá pra acreditar, a nossa Presidente, se da ao luxo, a essa altura do campeonato, receber alguém do calibre de Ciro Gomes, inacreditável, acho que nem uma auxiliar de escritório de uma empresa, não cairia em tal armadilha, acorda Dilma, não ta vendo ” a corda” que ja colocaram no seu pescoço, quanta ingenuidade,
Ciro não né Dilma, realmente quer ficar sozinha.
Denilson vc tem toda razão Dilma não receber um cara como Ciro. Certo mesmo, é fazer como o PSDB e seu aliado Paulinho da Força, que recebe, protege, e mantem cunha na presidência da Câmara, justo cunha o corrupto “pego no pulo”, desmascarado publicamente e que 85% da população quer vê-lo caçado. Amizade com cunha td bem com Ciro ……
caro Gustavo, desculpas mas estais enganado, quem esta segurando o Cunha, é o Criador da Criatura, e sabes porque né, ou acredita que quem esta patrocinando o processo contra a nobre Presidente, é Cunha, ou ate mesmo o PSDB, isso só percebe quem vem do berço do PT, perdão, não sei se você é o caso, mas garanto que o Sr, Helio é.
Caro Denilson, primeiro quero elogiar tua educação, coisa rara nos críticos do PT, que geralmente só sabem xingar ! Entrando no assunto, a OAB (será que entendem das leis ? ), a CNBB, e vários juristas renomados como ex. dallari são unanimes em afirmar que não a razão para impechemt. No caso do Bicudo ele não é e nunca foi fundador do PT, apesar de ter sido petista, e ter deixado o PT quando Lula nomeiou Marcio Tomaz Bastos como seu Min da Justiça, o velho ficou enciumadinho, do lado dele estão reale jr em Min do FHC e outra Tucana, precisa falar mais o que ?
Gustavo, obrigado por distinguir, mas não analisei o mérito, e até acredito que não haver embasamento legal para tal medida, o impechemt, quero lhe dizer apenas quem é que esta patrocinando tudo isso, e ai vai o elogio ao Criador, pela maneira inteligente de conduzir o processo, pois, é ele de fato “O criador” quem esta patrocinando tudo, desta vez é de uma inteligencia impar, quanto a questão Bicudo, MTB, não vamos analisar isso, questões pessoais.
Agora você acredita mesmo certeza que FHC está tão distante do Criador??, será mesmo?? eu duvido.
Finalmente teremos uma certeza que virá de nossa suprema corte: A Dilma tem condições de juridicamente sofrer um impedimento?
Se sim, vamos em frente.
Se não, breca este bonde pois teremos que ser , cada um de nos um soldado defensor da democracia que é realmente uma coisa a ser apreendida e conquistada, dia a dia e que custa mesmo muito caro a qualquer sociedade que queira ser livre.
Silvio Benetti, Além da democracia não ter preço, precisamos sair da crise e crescer, e a crise hoje é politica, esse negocio de terceiro turno só vá nos fazer perder tempo, analisa comigo a oposição venceu por 80 votos a votação da chapa do impechment, como vão aprovar o impechment com essa vantagem ? se para o impechemt precisa de 2/3 da Camara e do Senado, ainda se aprovar o STF vai barrar. É só perda de tempo mesmo
Quanto mais desesperada a sra. Dilma fica ,mais se junta com este tipo de gente.
Uma coisa tenho certeza. Ciro Gomes incomoda os coxinhas.
Richard, concordo contigo, o desespero faz cada coisa ! Veja o caso da oposição, para o impechment precisam de 2/3, pra emplacarem a chapa deles venceram, mas com 80 votos, isso não faz nem cócegas daí o desespero do PSDB em proteger Cunha, o corrupto desmascarado com várias contas na suiça e que a Dilma não permitiu que a chantageasse e vai encaminhá-lo pra cadeia. Dilma está fazendo a limpeza do Brasil.
Ciro Gomes é um homem preparado, mas infelizmente se perdeu. Poderia ter sido muito mais e não é nada.
Amando o Ciro se perdeu afinal ele não cheira, não tem amigos traficantes, nem aeroportos particulares, não bate em mulher, não dirige bêbado, não foge do bafômetro, não é rejeitado em seu próprio estado, não foi citado por delatores na lava jato, não visita seu estado com avião do estado, realmente acho que ele se perdeu……..
kkkkkk….precisa se informar melhor…..Ciro, puro??,,,,,
Denilson, se o Ciro é puro eu não sei, nem disse isso no meu comentário, mas que as sujeiras acima ele não fez o brasil todo sabe Aliás nem preciso citar o nome de quem fez porque todos sabem de quem estou falando
Perfeito, Beatriz, não vou falar, pois, senão, acaba virando teoria da conspiração, uma coisa posso afirmar, o Ciro, vagou por vários partidos, isso ha de concordar comigo, dai, o ponto.